A série Gülcemal é transmitida na Fox TV nas noites de quinta-feira e o interesse demonstrado na história de fora da Turquia é surpreendente. Dá para perceber pela atuação, que ficou abaixo do triplo de audiência, que se trata de uma produção que não é a preferida dos fãs de séries no país. De facto, o facto de a audiência da Fox TV ter regredido para 2 níveis pode ser uma desculpa importante para fazer uma final antecipada.
No entanto, o grande interesse demonstrado pelos fãs das séries de TV turcas em países estrangeiros nos lembra que outra medida diferente das avaliações deve ser levada em consideração. Muitos fãs estrangeiros de séries de TV começaram a expressar que projetos como Gülcemal eram transmitidos em plataformas digitais como Netflix, bem como em canais de televisão na Turquia.
Apesar de a empresa afiliada da Fox TV ser a plataforma Disney Plus, os fãs de séries estrangeiras também se perguntam por que séries viciantes como Gülcemal não são transferidas para o ambiente digital.
Na verdade, as séries de TV semanais produzidas na Turquia chegaram a um ponto que não pode ser medido pelas avaliações baseadas no gosto dos telespectadores na Turquia.
No entanto, infelizmente, os canais de televisão dependem de taxas de classificação e, se essas taxas não forem boas, as receitas de publicidade serão seriamente prejudicadas. Por esse motivo, as produções pelas quais os fãs de séries de TV turcas no exterior demonstram grande interesse podem ser canceladas quando não recebem avaliações suficientes.
Há também o perigo de um final antecipado para a série Gülcemal, estrelada pela dupla Murat Ünalmış e Melis Sezen. No entanto, também é necessário ver que a Fox TV está em um dilema neste momento.
A baixa audiência na Turquia pode fazer com que o canal sofra com a série Gülcemal. Em caso de queda, os corações de quem assiste a essa série ao grau do vício serão partidos e a reatividade surgirá.
Especialmente em um ambiente onde o interesse pela série Gülcemal do exterior aumentou exponencialmente, surge uma situação problemática para os funcionários do canal.
De fato, essa situação chamou a atenção não apenas na série Gülcemal, mas também nos projetos de Tuzak (Armadilha) e Gecenin Ucunda (No Fim da Noite), que antes se encontravam em situação semelhante. Ele revela que a indústria televisiva turca precisa iniciar um processo que de alguma forma envolva os fãs de séries de TV no exterior, estabeleça plataformas conjuntas com emissoras em países estrangeiros e transmita a série semanalmente em muitos países ao mesmo tempo.
Um processo como reavaliar as avaliações não apenas na Turquia, mas também em outros países que transmitem a série e as receitas totais obtidas parece lógico. Claro, não se sabe como isso é feito, mas o mundo é pequeno e não existe porque algumas séries de TV não pegaram na Turquia, não vão durar no exterior.