Quem assistiu às magníficas imagens de 6 episódios do projeto Rise of Empires Ottoman, cuja segunda temporada foi ao ar em 29 de dezembro de 2022 na Netflix, ficou fascinado com a história e os visuais. Claro, na série, que é baseada em eventos históricos e enriquecida com as explicações dos historiadores, deve-se dizer que a magnífica atuação de Cem Yiğit Üzümoğlu é outra situação admirável.
Apesar de ser um nome jovem e fazer o papel em inglês, a opinião comum de todos que assistem é que a apresentação do personagem de Üzümoğlu é muito impressionante… Então, de onde vem essa impressionante? Enquanto se preparava para seu papel, Cem Yiğit Üzümoğlu pesquisou muito bem o período que começou com a conquista de Istambul por Fatih Sultan Mehmet e se estendeu até suas conquistas subsequentes.
O ator, que recorria a livros históricos para sentir o espírito da época, também cuidou muito para se tornar o sultão Mehmet, despojando-se de si mesmo na hora de retratar o personagem. Você pode ver em cada cena que o ator, que não se encanta com o papel, fascina o público com sua performance de animação.
Cem Yiğit Üzümoğlu, em sua entrevista publicada no Cumhuriyet, disse o seguinte sobre o processo de preparação e revelação do papel: “Atribuo grande importância a me conhecer honestamente. Acho que esse reconhecimento me fez ficar mais consciente da proximidade e da distância dos papéis que desempenho.
Outro ponto importante é abordar o papel sem se deixar influenciar por sua magia. Isso me permite focar nos traços humanos do personagem. Assim, suas fraquezas, sonhos, decepções e os meus tornam-se visíveis.
Como alguém que acompanha com medo e admiração esta velocidade e evolução tecnológica, tenho uma nostalgia romântica dos tempos passados. Talvez isso me faça sentir mais feliz e especial sobre o fluxo do tempo e estar nesse fluxo.” Cem Yiğit Üzümoğlu conseguiu superar esta difícil tarefa com forte foco e assimilando a personalidade de Fatih Sultan Mehmet sem se deixar fascinar pelo papel.