Sarp Apak nasceu a 11 de novembro de 1981, em Diyarbakır. É um ator turco de televisão, cinema e teatro.
Nome: Sarp Apak
Data de Nascimento: 11 de novembro de 1981
Local de Nascimento: Diyarbakır
Altura: 1,76 m Peso: 72 kg
Signo do Zodíaco: Escorpião
Cor dos Olhos: Castanho
Esposa: Bengisu Uzunöz
Filho: Güney Apak
Irmãos: Mehmet Berk Apak Instagram: <a
Família: Os seus pais são de Antakya; ele nasceu em Diyarbakır devido às nomeações dos seus pais como funcionários públicos. Aos cinco anos, a sua família mudou-se para Bursa, onde cresceu. Em 2017, casou-se com a sua parceira de longa data, Bengisu Uzunöz, em Barcelona, Espanha. O casal tem um filho chamado Güney.
Educação: Formou-se no Departamento de Atuação da Faculdade de Belas Artes da Universidade Dokuz Eylül.
Ponto de Viragem na Sua Vida: O primeiro ponto de viragem na sua vida foi prestar os exames do conservatório por insistência da sua mãe. O segundo ponto de viragem foi ser selecionado para o elenco da série Avrupa Yakası (O Lado Europeu). “Graças a estes dois acontecimentos, sou a pessoa que vocês conhecem hoje.”
Primeiro Passo na Atuação: A sua carreira na televisão começou com a série En Son Babalar Duyar (Os Últimos Pais a Saber).
Projeto de Destaque: Captou a atenção do público com a sua interpretação da personagem ‘Tanrıverdi’ na série Avrupa Yakası.
Traços de Personalidade: Divertido, enérgico, sincero, caloroso e ingénuo.
Vida Social: Fora do trabalho, tenta fazer coisas de que gosta, como jantar com amigos e praticar desporto. O futebol é um dos seus passatempos preferidos. “Adoro ver jogos, ir ao estádio e jogar. O futebol e o basquetebol, em particular, são atividades que relaxam a minha mente. Além disso, adoro jogar PlayStation.”
Mentalidade: Estudar representação mudou a sua perspetiva sobre a profissão. “O nosso principal trabalho é distrair as pessoas das suas ansiedades diárias, fazê-las pensar noutras coisas, e entreter e informar. Para fazer isso, é preciso ser muito saudável e neutro. O maior benefício de uma educação formal foi que me ensinou que isto é uma profissão. Ensinou-me que esta profissão pode durar até aos 80 ou 85 anos. Fico feliz por ter estudado. Aconselho todos os jovens com menos de 23 anos que queiram seguir esta profissão a prestar os exames de admissão para conservatórios e faculdades de belas artes.”
Existe algum papel de que não se sinta satisfeito? “Fui ator convidado no filme Aşk Geliyorum Demez (O Amor não Anuncia a sua Chegada), onde interpretei uma personagem gay. Quando me vi, não gostei nada da minha atuação. Hoje, poderia interpretar uma personagem gay muito melhor. Todas as pessoas daquele filme são muito queridas para mim, meus amigos, meus mestres; a questão aqui é o meu próprio fracasso.”
Fonte de Felicidade: Encontra alegria no carinho dos seus fãs. “Vim de Izmir com o sonho de me tornar um ator conhecido e amado. Fico feliz com o interesse e o amor que recebo agora.”
Primeiro Filme de Cinema: Organize İşler (Negócios Organizados) de Yılmaz Erdoğan.
Visão da Vida: Acha impossível representar na sua vida diária. Não consegue mentir ou esconder as suas emoções e é imediatamente descoberto. Como é geralmente uma pessoa alegre, quando está chateado ou ansioso, a sua expressão muda instantaneamente e não consegue escondê-la com a representação. “Talvez isto seja um teste para mim de alguma forma; não ser capaz de fazer isto na vida diária e só o fazer quando necessário pode ser uma bênção. Claro, as pessoas familiarizadas com esta profissão podem pensar que também representamos na nossa vida diária, mas eu nunca represento na minha vida diária, e não sou bom nisso. Tento ser o mais sincero possível. Claro, como qualquer ser humano, há momentos em que não expresso os meus verdadeiros pensamentos ou finjo acreditar em algo, mas, em geral, não represento na minha vida diária.”
Perspetiva sobre o seu Trabalho: Acredita que tem havido desenvolvimentos muito promissores na comédia turca nos últimos anos. Faz questão de ver as suas próprias atuações, acreditando que isso ajuda a sua representação. “Somos uma nação de humor. Se conseguirmos libertar-nos das preocupações comerciais e regressar às nossas ‘configurações de fábrica’, acredito que uma era como o período de Yeşilçam (a idade de ouro do cinema turco) pode ser reavivada. Faço um esforço especial para me ver. Mesmo em séries de longa duração, tento não perder um episódio e ver a minha atuação. Ver-se a si mesmo é uma boa prática. Cenas que pensava estarem perfeitas podem não sair como esperava, enquanto cenas com as quais não estava satisfeito podem revelar-se surpreendentemente boas. A única maneira de ver essa diferença é ver-se a si mesmo.”
Preocupações: Sente que a sociedade se tornou muito rude e arrogante. Atribui isso ao conceito de “vencedor” que foi injetado na sociedade recentemente. “Toda a gente é um vencedor, não há perdedores; isto traz consigo a impertinência. Quase sinto vontade de convidar para minha casa as pessoas que pedem educadamente uma fotografia, porque acho que a gentileza é agora uma forma de comportamento muito rara.”
Que tipo de música ouve? Adora ouvir música turca, especialmente rock turco, e gosta de todas as boas canções. “Ultimamente, tenho ouvido Ezel. Também ouço Büyük Ev Ablukada, e Duman é sempre a minha banda favorita. Também adoro Athena e Pinhani. Dependendo do ambiente, também ouço Arabesco e Música Clássica Turca. Honestamente, posso dizer que prefiro ouvir música turca. Especialmente desde que o Spotify e a Apple Music entraram na minha vida, a funcionalidade ‘descobrir’ ajudou-me a encontrar muitas bandas novas. Mas, em geral, ouço tudo o que soa agradável aos meus ouvidos.”
Como é a sua relação com as redes sociais? Usa ativamente o Instagram e o Twitter e cria todas as suas publicações ele mesmo. Acredita que as redes sociais devem ser usadas de forma positiva e correta. “Sou daqueles que pensam que é ótimo que as redes sociais existam e se tenham tornado uma parte tão significativa das nossas vidas. Acredito que é uma plataforma maravilhosa para todos se expressarem. Alguns partilham conteúdo divertido, outros partilham coisas informativas. Pode seguir ou não seguir, como desejar. Ninguém deve criticar os outros por estas escolhas; cada um deve fazer o que quiser. Não gosto de interferir na vida das pessoas e espero o mesmo em troca.”
O que faz em casa? Gosta de cozinhar em casa e prefere um estilo de vida simples e despretensioso. “Estamos a planear uma vida onde temos o controlo. Em casa, a palavra da minha esposa é lei. Não estou a fazer um espetáculo; sou genuinamente ‘submisso à mulher’ (hanımcıyım). E não me sinto mal com isso. Era o mesmo na casa da minha infância. O meu pai, por exemplo, é muito feliz; a sua mente está sempre tranquila! Digo-o claramente: este é o caminho certo. Se a minha esposa está feliz, eu também estou feliz. Pela paz, recomendo a todos os homens que sejam dedicados às suas esposas.”
Em que gasta o seu dinheiro? Não tem o hábito de fazer compras online. Geralmente, faz as suas compras em duas grandes remessas por ano, para o inverno e para o verão. “Adoro vestir-me de forma desportiva e confortável. Por isso, a menos que seja para uma gala ou um evento especial, visto maioritariamente roupa desportiva. As minhas favoritas são calças macias, de gancho baixo e estilo ‘shalwar’. Gosto de viver uma vida simples e confortável.”
Passatempos: O futebol e o basquetebol são os seus maiores passatempos. Acha que ambos são bons para a sua mente e corpo.
Séries de TV de Sarp Apak
- 2002: En Son Babalar Duyar – Kimsesiz İsmail (TRT 1 / Star TV)
- 2006: Anadolu Kaplanı (Tigre da Anatólia) (Kanal D)
- 2006-2009: Avrupa Yakası (O Lado Europeu) – Tanrıverdi (atv)
- 2008, 2010: Çok Güzel Hareketler Bunlar (Estes são Movimentos muito Bonitos) – Ele mesmo (Kanal D)
- 2009-2011: Kavak Yelleri (Ventos de Choupo) – Güven Karakuş (Kanal D)
- 2011: Aşağı Yukarı Yemişlililer (Mais ou Menos os Yemişliler) (atv)
- 2012-2014: Yalan Dünya (Mundo de Mentiras) – Emir Danışman (Kanal D)
- 2015: Komedi Türkiye (Comédia Turquia) – Ele mesmo (TV8)
- 2016: Saba ile Oyuna Geldik (Fomos Enganados por Saba) – Ele mesmo (TV8)
- 2017: Güldür Güldür Show (Show de Risos) – Ele mesmo (Show TV)
- 2018-2020: Jet Sosyete (Jet Set) – Ozan Özpamuk (Star TV / TV8)
- 2021-2022: Kaderimin Oyunu (O Jogo do meu Destino) – Mahir (Star TV)
- 2023: O Ses Türkiye Yılbaşı Özel (A Voz Turquia Especial de Ano Novo) – Ele mesmo (TV8)
Séries e Filmes Digitais de Sarp Apak
- 2021: Ayak İşleri (Recados) – Kenan (GAİN)
- 2023: Organizasyon Bizim İşimiz (A Organização é o nosso Trabalho) – Mercan (tabii)
- 2024: Karşılaşmalar (Encontros) – Mert Ulusoy (Exxen)
Filmes de Cinema de Sarp Apak
- 2005: Organize İşler (Negócios Organizados) – Kemal
- 2007: Beyaz Melek (O Anjo Branco) – Reşat
- 2008: Plajda (Na Praia) – Ali
- 2008: O… Çocukları (Os Bastardos) – Saffet
- 2009: Güneşi Gördüm (Eu Vi o Sol) – Ahmet
- 2009: Aşk Geliyorum Demez (O Amor não Anuncia a sua Chegada) – Berkcan Aktaş
- 2009: 7 Kocalı Hürmüz (7 Maridos para Hürmüz) – Fişek Ömer
- 2012: Yeraltı (Subterrâneo) – Barman (Participação especial)
- 2014: Karışık Kaset (Fita Mista) – Ulaş
- 2015: Yaktın Beni (Queimaste-me) – Selam
- 2018: Ölümlü Dünya (Mundo Mortal) – Serhan
- 2023: Ölümlü Dünya 2 (Mundo Mortal 2) – Serhan
- 2024: İyi Bir Aile Değiliz (Não Somos uma Boa Família) – Sinan
Anúncios Publicitários
- Doğtaş
- İşTcell
Peças de Teatro
- Öp Babanın Elini (Beija a Mão do teu Pai)
- Sizinkiler Dünya Kaç Bucak
- Ağır Roman (Romance Pesado)
- BKM Mutfak (Cozinha BKM)
- Çok Güzel Hareketler Bunlar (Estes são Movimentos muito Bonitos)
- Yoldan Çıkan Oyun (A Peça que Dá para o Torto)