Cenas da novela “O Outro” (1987)

Cenas da novela “O Outro” (1987)

Autoria: Aguinaldo Silva
Colaboração: Ricardo Linhares

Direção: Gonzaga Blota, Fred Confalonieri, Ignácio Coqueiro, Ricardo Waddington, Del Rangel e José de Abreu
Período de exibição: 23/03/1987 – 10/10/1987
Horário: 20h30
Nº de capítulos: 179

Paulo Della Santa (Francisco Cuoco) e Denizard de Mattos (também Francisco Cuoco) vivem em universos inteiramente distintos, mas têm uma coisa em comum: a impressionante semelhança física. Paulo é milionário, dono de uma grande imobiliária, casado com Laura (Natália do Vale), com quem tem dois filhos, Pedro Ernesto (Marcos Frota) e Marília (Beth Goulart). O empresário é um homem conservador e sério, que enfrenta uma fase difícil nos negócios e na vida familiar.

Denizard é dono de um ferro-velho, no subúrbio carioca, viúvo, pai da adolescente Zezinha (Cláudia Abreu) e namorado da exuberante Índia do Brasil (Yoná Magalhães), secretária de seu ferro-velho. Alegre, boêmio e boa praça, subiu um pouco na vida através do próprio trabalho e se orgulha de ter conseguido se mudar para Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Paulo e Denizard moram no mesmo bairro e na mesma rua, a avenida Atlântica, em Copacabana, bairro da Zona Sul do Rio de Janeiro. O milionário vive com a mulher e os dois filhos na mansão do pai, Agostinho Della Santa (José Lewgoy). Denizard mora com a filha no edifício Sobre as Ondas.

Paulo Della Santa e Denizard de Mattos nunca se viram, não se conhecem e não são parentes distantes. Um dia, um acidente envolvendo os dois – a explosão de um posto de gasolina – muda inteiramente suas vidas. Paulo é dado como morto, e Denizard é confundido com ele. Com amnésia, ele acaba assumindo o lugar de Paulo nos negócios e na família Della Santa. A partir daí, a novela mostra o drama da família de Denizard, que não tem certeza se ele está vivo ou morto, e a dificuldade da família de Paulo – na verdade, do suposto Paulo –, em reintegrar um homem sem memória ao convívio social e recolocá-lo à frente dos negócios.

Quem se aproveita da delicada situação de Paulo (na verdade, Denizard) é seu cunhado, João Silvério (Miguel Falabella). Desconfiado da radical mudança do empresário, ele começa a investigar o dia em que o acidente aconteceu. João exerce forte influência sobre a irmã, Laura, e está mesmo interessado na fortuna de Paulo e em entrar para a família Della Santa. Com a ajuda de Laura, ele se aproxima de Marília, com o único objetivo de se casar com a jovem e ter direito à generosa herança da família.

Ao longo da história, Denizard vai recuperando a memória até lembrar exatamente o que aconteceu no dia do acidente. Nos últimos capítulos da novela, o verdadeiro Paulo reaparece e, muito emocionado, explica a seus filhos – Marília, Pedro e Glorinha (Malu Mader), sua filha bastarda – que resolveu sumir por um tempo, pois precisava dar uma reviravolta em sua vida. Paulo encontrou essa oportunidade quando o acidente aconteceu e se deparou com um homem idêntico a ele, Denizard. Paulo detalha todas as cenas do acidente, deixando seus filhos perplexos diante da realidade. Conta, ainda, que Gabriel (Herson Capri), um homem da confiança de Agostinho, resolveu ajudá-lo, servindo como um verdadeiro anjo da guarda da família Della Santa. Denizard e Paulo se encontram na cozinha da mansão de Agostinho.

O romance entre Denizard e Índia do Brasil (Yoná Magalhães) conquistou o telespectador. No final da história, dividido entre Laura, mulher de Paulo, que se apaixonou por ele, Glorinha, com quem se envolveu, e Índia, sua companheira desde o início da trama, Denizard decide ficar com a terceira, para alegria do público, que torcia pela felicidade do casal.

Fonte: Memória Globo