Cenas da novela “Champagne” (1983)

Cenas da novela “Champagne” (1983)

Créditos: Site Memória Globo

A história começa no ano de 1970, durante uma festa, onde a empregada da casa, Zaíra (Suzane Carvalho), é encontrada morta. Treze anos depois, o principal suspeito, Gastão (Sebastião Vasconcelos), com a ajuda do filho Nil (Tony Ramos), pede a reabertura do processo para tentar provar sua inocência. Acusado de matar a jovem, Gastão fugiu do Rio de Janeiro, temendo ser injustiçado. Após muitos anos, ele decide voltar e provar sua inocência. A decisão tem consequências para a vida de todos os envolvidos no caso, especialmente para Zé Brandão (Jorge Dória), Ralph (Cláudio Corrêa e Castro), Jurandir (Mauro Mendonça), Ronaldo (Carlos Augusto Strazzer), Renan (Nuno Leal Maia) e Lúcio (Cecil Thiré). Os seis amigos, que há 13 anos não se viam, desde a morte de Zaíra, voltam a ter contato após a inauguração do bar Champagne, de propriedade de Renan.

Outra trama importante em Champagne é o encontro de Antônia Regina (Irene Ravache) e João Maria (Antonio Fagundes), dois ladrões de joias. Ela tem a intenção de ser uma espécie de Robin Hood, tirando dos ricos para dar aos pobres. Rouba joias e objetos de valor, empenha-os e distribui o dinheiro a orfanatos e instituições que cuidam de idosos e deficientes. João Maria, por sua vez, é um advogado falido, sem dinheiro sequer para pagar o condomínio do apartamento em que mora com a mãe, dona Ana Luísa (Henriqueta Brieba). Rouba para manter o status da família. Sua mãe é de origem aristocrata e vive como se ainda estivesse no passado. Apesar de poucos recursos, ela não abre mão de seus bens: a casa em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro; o apartamento no Parque Guinle, na Zona Sul do Rio; os objetos de arte. O fiel mordomo da família, Napoleão (Magalhães da Graça), é o grande amigo de Ana Luísa, com quem ela troca recordações dos áureos tempos.

Antônia Regina e João Maria vivem se encontrando em festas e eventos, onde tentam aplicar seus golpes e trambiques, inclusive um no outro. Surge uma animosidade imediata entre os dois, e eles se esforçam para esconder a grande atração que sentem um pelo outro. Ao longo da trama, eles não resistem e acabam se entregando à tórrida paixão. Os dois, no entanto, têm de enfrentar um grande problema: João Maria é noivo de Bárbara (Carla Camurati), irmã de Antônia Regina.

Fonte: Memória Globo