TRT1 tomou decisões de série muito importantes nos últimos anos. Dando continuidade à tradição de fazer seriados otomanos de grande orçamento, que começou com Diriliş Ertuğrul, com as séries Alparslan e Barbaroslar, TRT1 também chama a atenção com trabalhos sobre diversos assuntos que rivalizam com os canais privados.
A luta do povo cipriota turco pela pátria é mostrada na série de TV, que começou sua segunda temporada com o nome de Kıbrıs Zafere Doğru.
No ponto dramático, o ponto da série Masumlar Apartmanı é muito importante. Foi um desdobramento importante que a série, que reuniu nomes famosos no papel principal, fosse citada a partir de uma história verídica e que TRT1 trouxesse para a tela uma produção de alta profundidade psicológica.
Por outro lado, a série Gönül Dağı traz para o público os laços de família e amizade que eles sentem falta. O público, que encontra ação na série Teşkilat, também se orgulha de um pouco de propaganda, retratando os grandes esforços dos agentes turcos…
TRT1, que também progrediu em vias diferentes com produções seguidas por menos telespectadores, como o Seksenler, Dünya Hali, quebrou o monopólio dos canais privados desta forma.
Para o TRT, podemos dizer que o objetivo de trazer para a tela os telespectadores das séries de TV, o que vem acontecendo há muitos anos e em grande parte sem sucesso, se concretizou nos últimos anos. Sina Koloğlu, um dos escritores de Milliyet, também abordou essa questão em seu artigo.
Afirmando que o TRT quebrou tabus, Sina Koloğlu fez a seguinte avaliação: “As produções do TRT não conseguiram entrar no concurso de classificação por muitos anos. O interesse e a relevância foram altos quando as filmagens com a 'série de TV otomana' foram decentes.
Com 'Masumlar Apartmanı' e 'Gönül Dağı', ele deu a mensagem de 'nós existimos' no caminho dos tópicos especiais de televisão. "