O sucesso das séries de TV turcas no exterior é, na verdade, mais antigo do que você imagina. Por exemplo, você sabia que a primeira série de TV turca foi vendida no exterior em 1981? A série TRT Aşk-ı Memnu, filmada em 1975, foi vendida para a França em 1981 e tornou-se a primeira.
Desde então, o mundo das séries de TV turcas percorreu um longo caminho. De acordo com um relatório da Agência Anadolu, Deli Yurek, cujo primeiro episódio foi transmitido em 1999, foi vendido para o Cazaquistão, enquanto a popularidade da série de TV turca no mundo árabe aumentou muito em 2008. O primeiro episódio da série Gümüş, cujo primeiro episódio foi transmitido em 2005 e os papéis principais foram compartilhados por Songül Öden e Kıvanç Tatlıtuğ, alcançou 85 milhões de espectadores no episódio final dublado em árabe, que foi transmitido em 2008. Estrelado por Halit Ergenç e Meryem Uzerli, a série Magnificent Century, além de seu sucesso no Oriente Médio, foi exibida em muitos países, incluindo o Japão, e atingiu mais de 500 milhões de telespectadores. Magnificent Century, que foi vendida para 70 países e atingiu cerca de 500 milhões de telespectadores, tornou-se a série de TV mais vendida no exterior até hoje.
As séries de TV turcas ainda continuam ocupando a agenda mundial. Então, o que torna as séries de TV turcas tão bem-sucedidas no mundo hoje? O crítico de televisão do jornal Milliyet, Sina Koloğlu, trouxe o assunto para sua coluna.
Sina Koloğlu incluiu uma entrevista que Todonews teve com Jose Anton, o gerente de conteúdo da Atresmedia, a maior empresa de mídia da Espanha.
Chamando a atenção para os altos padrões das séries de TV turcas, Anton disse em sua entrevista: “Hoje, Kadın e 'Bir Zamanlar Çukurova' têm padrões muito avançados. Trabalho de qualidade de filme. Fotos ao ar livre e paisagens … Escolhemos as mais novas obras para nosso canal principal ”, afirmou.
Ressaltando que todas as séries de TV turcas têm uma história muito boa e uma estrutura dramática, Anton disse: "Agora acho que a nova explosão virá da plataforma digital, onde há conteúdo de qualidade muito superior."