A série Çukur (The Pit) é conhecida como um projeto de muito sucesso e ajudou o Show TV a passar de sucesso em sucesso por um tempo. Nomes importantes como Aras Bulut İynemli, Erkan Kolçak Köstendil, Dilan Çiçek Deniz, Rıza Kocaoğlu, İlayda Alişan, Kubilay Aka e Ercan Kesal assumiram o papel principal neste projeto.
Um total de 131 episódios foram transmitidos entre 2017 e 2021, e cada episódio atraiu milhões de pessoas para a tela. Depois da série de TV Yabani (Wild Heart), que lembra o conceito da série de TV Çukur, ele agora tenta se manter na tela com o nome de Kara (Arak).
Tem havido muitos posts nas redes sociais sobre as semelhanças entre a série Yabani da Fox TV e a série Kara, que acaba de estrear no Show TV. A crítica de televisão Sina Koloğlu está entre aqueles que partilham uma opinião semelhante.
A série, que inicialmente foi transmitida com o nome de Arak, foi renomeada como Kara no segundo episódio e queria-se adicionar uma atmosfera diferente ao projeto, mas vimos que isso não refletiu muito positivamente nas avaliações.
Segundo Sina Koloğlu, existe uma intersecção entre as duas séries em termos de conceito. Sina Koloğlu afirmou ainda que este conceito é semelhante ao da série Çukur e fez o seguinte comentário:
“Na nossa série de TV local, os ‘bairros assombrados’ são apresentados numa atmosfera ‘distópica’.
Barris queimando à noite, mulheres e homens malvados sentados nas esquinas ou na frente da porta, fumaça de fonte desconhecida… O exemplo mais marcante é; ‘Çukur’. Não existe tal bairro; Gangues por todo lado, armas por todo lado, gente correndo pelos telhados… Agora tem #Yabani, por exemplo.
Impressões da vida dos meninos de rua. Um local abandonado à beira-mar com vista para o Bósforo, descoberto pela produção. Eles colocam as crianças aqui, acendem uma fogueira e eles ficam vagando com roupas miseráveis. A casa e bairro onde moram Yabani, Cesur e Asi. A figura de uma criança carregando lixo, e os moradores do bairro com olhares estranhos. A casa onde moram parece ter sido “cuidadosamente” arruinada.
Na série #Arak (Kara), cujo segundo episódio já foi publicado, vamos ao bairro e ao passado de Kara. Ele leva Zeynep (Öykü Karayel) para seu bairro. É um bairro escuro, fuliginoso e enfumaçado. Há crianças acendendo fogueiras em barris, de rosto moreno. Um tio está no chão, tossindo muito, seus pulmões parecem estar rasgando, uma garrafa de vinho na mão, enrolada em um cobertor, os dias estão contados… ‘Este lugar se chama Garip Çıkmazı, os pobres moram aqui,’ diz Kara. “O fato do bairro ser pobre, todos os ‘elementos’ foram reunidos e foi criada uma decoração”.