A atriz Canan Ergüder atuou com seu marido Kenan Ece no documentário "Sadan Hanım: An Istanbul Lady", que foi filmado sobre um paciente real de Alzheimer. O filme, que foi rodado para chamar a atenção para o mal de Alzheimer, será exibido nas salas da plataforma "Outro Cinema" no dia 21 de setembro, quando começa a Semana do Alzheimer.
O documentário dirigido por Göksel Gülensoy, que também é genro de Sadan Ünüvar, conta a história da vida de Sadan Ünüvar na Turquia e no exterior, desde sua infância até sua morte. No filme, Sadan Ünüvar é interpretado pela famosa atriz Canan Ergüder, que o conheceu 4 anos antes de sua morte. Kenan Ece interpreta sua esposa Ziyaeddin Ünüvar, que é adida militar. Arsen Gürzap também dá força ao filme, no qual Serap Aksoy e Ebru Nil Aydın também estrelaram.
Após a etapa de exibição do projeto de seis anos que consiste em exibição, livro e filme no ano passado, o filme dramático se reunirá com o público este ano. O filme revela a vida inspiradora de Dona Sadan e chama a atenção para o diagnóstico precoce da doença em nosso país, onde a previsão é que uma em cada três pessoas tenha Alzheimer em um futuro próximo com o prolongamento da expectativa de vida.
A doença de Alzheimer, cada vez mais difundida em nosso país e no mundo, foi o tema do documentário "Sadan Hanım: Bir İstanbul Hanımefendisi", que inclui as etapas de uma pessoa real no período de 5 anos a partir do primeiro diagnóstico à sua morte.
O diretor do filme, Gülensoy, disse em um comunicado que o marido de Şadan Hanım era um adido militar que trabalhava em diferentes países e que tínhamos um arquivo de vídeo exclusivo de aproximadamente 4 horas e meia devido ao seu interesse em fazer vídeos. Naquela época, ela foi diagnosticada com Alzheimer. Conversamos com seu médico e a Associação de Alzheimer e filmamos os estágios de sua doença com o método científico.